terça-feira, 19 de novembro de 2013

RoHS – Você sabe o que isso????
Quem nunca leu atrás das embalagens de produtos eletro-eletrônico a sigla RoHS???

Com certeza ficou a duvida! Porem seguiu em diante. Comigo foi diferente, porem a curiosidade falou mais alto! E com isso fuiprocurar na internet o que seria essa sigla, achei algumas explicações, mas este texto do Marcelo Vilela no site Vivaolinux, foi sucinto e esclarecedor pra mim, e espero que seja pra todos vocês também. Segue o mesmo:

Significado: RoHS – Restriction of Certain Hazardous Substances (Restrição de Certas Substâncias Perigosas)

Substancias pactuada: cádmio (Cd), mercúrio (Hg), cromo hexavalente (Cr(VI)), bifenilos polibromados (PBBs), éteres difenil-polibromados (PBDEs) e chumbo (Pb)

RoHS é uma diretiva européia (não é lei ainda)que proíbe que certas substâncias perigosas sejam usadas em processos de fabricação de produtos eletro-eletrônicos. Também é conhecido por “Lei do sem chumbo ou lead-free”, a mesma entrou em vigor no dia 1º de Julho de 2006, e apartir desta data nenhum produto que contém alguma destas substancias não poderá ser comercializada na União Européia. O problema é que a solda tradicional é composta de 63% de estanho (Sn) e 37% de chumbo (Pb), e os fabricantes terão que buscar outros Elementos para produzir a solda. Como você sabe, a solda é o que “cola” os componentes eletrônicos na placa de circuito impresso (PCB) de um produto eletrônico. A prata, o cobre e o bismuto são comumente usados na nova composição de solda sem Chumbo.

A diretiva ROHS limita a total de 0,1% o uso das substâncias pactuadas na composição de manufaturados na União Européia, ou importados de EUA, China, Nova Zelândia e outros países.

Perceba que tudo isto tem relação direta com nossos computadores, mas lembre-se que o padrão RoHS aplica-se a qualquer aparelho eletrônico comercializado na União Européia desde julho de 2006. As medidas de controle foram adotadas porque os produtos eletrônicos são descartados ao final de sua vida útil, e assim acabam parando em lixões e aterros sanitários, nestes ambientes eles acabam expostos às intempéries. As ações do sol e da chuva acabam levando grande parte destas substâncias para os lençóis freáticos, a incineração dos resíduos pode ser ainda mais danosa, lançando na atmosfera grandes quantidades de substâncias altamente tóxicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário